Pensando em comprar um Ultrabook? - Análise do Samsung 530U3C-AD5

  • publicado 14/04/2013 22:49

Compre na Americanas.com seu Samsung 530U3C-AD5

Compre na Submarino.com seu Samsung 530U3C-AD5

Anda um pouco complicado acompanhar os avanços tecnológicos no Brasil ultimamente... Não que não tenham sido lançados bons produtos nos últimos tempos. Os grandes lançamentos estão chegando! O problema é o salário, coitado, que não acompanha o preço dos últimos brinquedinhos high-tech.

Aliviando a coluna

Não sei quanto a vocês, mas quando os netbooks ainda eram febre, eu comprei um, meu honrado Asus 1201N. Era um grande equipamento para a época! Munido de processador dual core de 1.6ghz e placa de vídeo NVIDIA ION (coisa fina!), utilizando software adequado, me permitia fazer boa parte de minhas atividades como programar e assistir vídeos, sem grandes dificuldades. Para mim, a portabilidade foi o maior diferencial... ah, a portabilidade... como eu ansiava por não precisar arrastar meu notebook de 3kg uma tarde inteira na faculdade...

Atualmente, o leque de opções para quem procura um computador pessoal "realmente" portátil é bem mais amplo. Dependendo das suas necessidades, até um celular moderno, ou tablet, em conjunto com teclado acoplável, resolve o problema. O MacBook Air é outra opção que já está disponível a algum tempo. Caso deseje um pouco mais, por um pouco menos, como eu, a saída é um ultrabook.

O que é um Ultrabook?

Um ultrabook é um notebook mais leve e mais fino munido de promessas de poder de processamento e autonomia de bateria. Basicamente, algumas peças pesadas são substituídas por versões mais leves. A palavra chave neste parágrafo é "promessas". Assim como nem todo notebook cumpre exatamente aquilo que promete, o mesmo acontece com os ultrabooks. Alguns não utilizam bons componentes, alguns não são amplamente testados, alguns são chamados de ultrabook sem ser... o negócio é meio sério, no meio. Em todo caso, vou compartilhar com os frequentadores do blog minhas impressões do ultrabook samsung core i7 "serie 5" modelo 530U3C-AD5 no qual coloquei minhas patinhas a pouco tempo. Espero que possa ser um norte para alguém que esteja pretendendo comprar um equipamento similar. Samsung 530U3C-AD5

O que temos de bom aqui?

O 530U3C-AD5 faz parte da linha de entrada da Samsung para ultrabooks. Com corpo em alumínio, que lhe garante boa dissipação de calor e aparência agradável, suas principais características são:

  • Windows 8 Home
  • Tela de 13,3"
  • Processador core i7 3517U com TurboBoost
  • 4Gb de memória ram
  • 25gb de ssd
  • 500gb de hd
  • Wireless b/g/n, Bluetooth, HDMI e Leitor de cartões
  • 2xUSB2, 1xUSB3, 1xRJ45

Tudo isso pesando apenas 1,49kg. Levando em conta que um notebook comum pesa aproximadamente 2,5kg, caso precise andar com seu ultrabook o dia todo, você estará carregando consigo 1kg a menos, o tempo todo. Nada mal para alguém que sofra de dor nas costas! Sobre o conjunto, particularmente, tive uma surpresa agradável. Não esperava algo tão bom pelo preço que paguei!

Positivo - Carcaça

A carcaça do 530u3c é toda em alumínio, própria para dissipação de calor, o que permite manter o cooler interno praticamente desligado a maior parte do tempo. Outro bônus agradável a isso é o peso, bem leve, e a aparência do equipamento, bastante agradável.

Positivo - Tela de 13,3"

A escolha por uma tela de 13,3" foi bastante feliz para este modelo. Na minha percepção, 13,3" fica no limite entre o pequeno e o grande, garantindo a boa visualização de filmes sem comprometer a portabilidade. Você não vai se pegar espremendo o rosto contra a tela neste notebook para enxergar alguma coisa. Outro ponto positivo é a tela fosca, que mantém o reflexo difuso e em níveis aceitáveis, mesmo sob luz pouco oportuna.

Positivo - Core i7 3517U

Ah, o poder... É sempre muito enervante comprar equipamentos mais compactos pois é natural relacionar o menor tamanho à perda de desempenho. Ledo engano! Aqui, tamanho não é documento! O processador core i7 3517U, de terceira geração, proporcionou desempenho agradável em todos os aplicativos que testei (editor gráfico, office, IDE, etc) e inclusive em alguns joguinhos do Steam4Linux.

Outro detalhe que salta aos olhos é a fluidez que constatei ao rodar alguns arquivos de vídeo especialmente problemáticos, como vídeos codificados com Hi10P. Não houve engasgos tampouco travamentos.

Positivo - Preço

Aqui temos outro diferencial. Enquanto o preço médio de um ultrabook com core i7 de outras marcas é superior a R$2999,00 à vista, com algum empenho, é possível pagar menos de R$2200,00. Outra tática interessante é tentar negociar em loja física.

Positivo - Bateria [atualizado: 10/06/2013]

(Agradecimento ao leitor Willy) A bateria é um ponto muito interessante aqui. Em meu uso diário, observei uma duração de carga de 2 a 4 horas sem grandes problemas, tanto no linux quanto no windows (no qual dura um pouco mais). Adicional a isso, a Samsung fornece junto ao pacote de programas um utilitário muito prático que ajuda a aumentar a vida útil da sua bateria, limitando a carga máxima da mesma em 80%. Se você é como eu e gosta de usar o ultrabook ligado à fonte, esta é outra vantagem.

Negativo - Teclado

Embora os botões sejam muito agradáveis, ele peca na ausência de botões multimídia. Ou seja, você não conseguirá controlar seu player de música sem usar um mouse ou o touchpad. Por falar em touchpad...

Negativo - Touchpad [update: 27/04/2013]

O touchpad não responde bem aos toques dos dedos. Por exemplo, caso você deslize seu dedo da ponta direita do touchpad até a ponta esquerda e depois o inverso, o ponteiro não voltará para o canto inicial. Os comandos multitoque também não respondem bem, às vezes, o que pode ser um pouco frustrante. A textura do touchpad é bem agradável mas, no geral, é um dos piores touchpads que já utilizei.

Negativo - Windows 8

Eu não sabia usar o Windows 8 antes de comprar este notebook. Agora que o comprei, continuo sem saber usá-lo. A nova interface é muito bonita, mas vez por outra trava e algumas combinações de botões simplesmente não são intuitivas.

Negativo - Som

O som não é um ponto forte deste ultrabook. É baixo e levemente abafado. Não espere maravilhas nesse quesito. Ele pode ser usado muito bem para uma pessoa, inclusive para assistir filmes, contudo, não se anime muito em usá-lo como a jukebox em uma festinha.

Negativo - Câmera frontal

Embora o microfone seja bom, a câmera frontal é bem ruim, ou seja, nas suas ligações de Skype, a outra parte só verá um mar de quadradinhos parecido com você, embora lhe escute bem.

PixelFrog

Veredito

Este foi o melhor ultrabook que encontrei dentro da faixa de preço que desejava. Particularmente, acredito que ele atende às necessidades da maioria dos usuários comuns e até de alguns usuários mais exigentes. É leve, rápido e prático. Apesar de alguns recursos de menor qualidade, aconselho.